Seguidores

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

TERÇO VOCACIONAL




Vocação é:
- Um chamado de Deus por meio de: pessoas,
necessidades, fatos, acontecimentos, inspiraões...
e
- Resposta da pessoa humana ao convite de Deus.

É Deus quem toma a iniciativa.
Ele nos chama pelo nome.
Ele nos confere uma missão.

Neste mês em especial
rezemos pela nossa vocação,
e peçamos a Deus que suscite em nosso
coração a disponibilidade de
atendermos ao seu chamado a:
Vocação Leiga,
Vocação Presbiterial (padres e diáconos)
e a Vocação a Vida Consagrada.

Em cada Mistério pare, se questione, reflita...


SANTO TERÇO - MISTÉRIOS VOCACIONAIS

 Iniciemos em nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Rezemos o Creio,
Um Pai Nosso e Três Ave Marias
Primeiro Mistério:


A BUSCA

Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: ’A quem procurais? Responderam-lhe: “Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?” Ele disse: Vinde e vede!’. Eles foram, viram onde morava e ficaram com ele aquele dia. Eram quase quatro horas da tarde (Jo 1,38-39).

“Onde moras?” é a pergunta que os discípulos André e João colocavam. Ela não é mais do que a expressão de uma mesma busca que todos inquietamente fazemos: “onde está a felicidade?”. Por isso, vale sempre a pena re-colocar esta pergunta: você é feliz?

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias.
Segundo Mistério:



O CHAMADO

E Jesus lhes disse: “Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de homens. Deixando imediatamente as redes, eles o seguiram” (Mc 1, 17-18).

Os discípulos percebem em Jesus Cristo algo de diferente, algo de autêntico e profundo e, por isso, aceitam deixar imediatamente as redes e segui-Lo. Quantas vezes ficamos agarrados àquilo que deixamos ou ao comodismo da mediocridade? E você? Já cruzou com Cristo pelo caminho? Que você tem feito perante o mesmo desafio?

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias.

Terceiro Mistério:


O SEGUIMENTO

Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem quiser perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la” (Mt 16,24 – 25).

Rapidamente a resposta afirmativa ao chamamento que nos é feito por Jesus Cristo traz conseqüências: segui-Lo implica amá-Lo, e amá-Lo implica aprender a imitá-Lo. Assim, como caminho de felicidade (seja como leigos, como ministros ordenados, ou como religiosos) nos é apresentada a cruz. Você já fez a experiência na sua vida de como é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se alcança a felicidade?

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias.

Quarto Mistério:




A MISSÃO

 “Ide, eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos [...] Quando entrardes numa cidade e vos receberem comei do que vos for servido, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O reino de Deus está próximo de vós” (Lc 10, 3-9).

Muitas vezes, somos colocados em contextos onde há muito pouca esperança. Porque é que tantas pessoas não conhecem a alegria de saber que o reino de Deus está perto de cada um de nós? Como tem sido o nosso testemunho enquanto cristãos? Como tem sido o nosso trabalho de engajamento em nossas comunidades?

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias.

Quinto Mistério:



A FIDELIDADE

“[...] As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. [...] “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos. [...] “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim” (Lc 57-62).

Jesus Cristo, sacerdote único e eterno, faz com que nunca se apague em nós a certeza de que só permanecendo em Ti encontramos sentido para a vida.

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias

E vamos concluir esse nosso momento com:
A Salve Rainha e a Oração pelas Vocações.

http://bloglindaspalavras.blogspot.com.br/2012/08/terco-vocacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!