Seguidores

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O SINAL DA CRUZ

Vocês sabem qual o sinal que é usado quando damos ou recebemos a bênção de alguém? (ouvir as respostas)

Sim! O sinal da Cruz.

O sinal da Cruz é o sinal do Cristão.

Quando e como a cruz se tornou o sinal de todos os cristãos? (Ouvir as respostas)

Como você já sabe, Jesus morreu pregado numa cruz há quase 2000 anos. Naquele tempo era comum condenar os criminosos a morrer assim. E, às vezes, morriam também na cruz pessoas condenadas injustamente como Jesus.

Como Jesus morreu na cruz, esta se tornou o sinal de todos os cristãos.

Quem é cristão? (ouvir as respostas)

Cristão são todos os que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. Você também é um cristão.

Quem sabe me dizer quando nos tornamos cristãos? (Ouvir as respostas)

É pelo Sacramento do batismo que nos tornamos cristão.

(Pode ser mostrada uma estampa do Batismo)



Vocês já sabem como devemos fazer o sinal da Cruz? (Ouvir respostas e pedir que alguém mostre)

Nós podemos fazer o sinal da Cruz de dois modos: Um mais completo (Mostrar a estampa do persignar-se e até fixá-la em algum lugar à frente das crianças), que nós chamamos persignar e outro mais breve (mostrar a estampa da menina fazendo o sinal da Cruz e até fixá-la à frente das crianças), que chamamos benzer.



Como nós podemos nos persignar? (ouvir as respostas)

Ao nos persignar, fazemos com o dedo polegar três pequenas cruzes: uma na nossa testa, dizendo + Pelo Sinal da Santa Cruz+ pedindo a Deus que nos livre dos maus pensamentos, das heresias e ideologias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e que Ele mantenha a nossa inteligência alerta contra todas as embustes e ciladas do demônio; outra na boca, sobre os lábios, dizendo +Livrai-nos Deus, Nosso Senhor+ para que Ele nos livre das más palavras,para que de nossa boa só saiam palavras de louvor, de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua Misericórdia e do Seu Amor e não dos nossos méritos, que as nossas palavras jamais sejam ditadas para ofender o nosso irmão; e outra no peito, dizendo +dos nossos inimigos+ pedindo a Deus que  nos livre das más obras que tem origem em nosso coração, para que Ele nos proteja contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios, para que façamos do nosso coração uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo, para que o nosso coração seja como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.



Portanto, nos persignamos dizendo:

“Pelo sinal da Santa Cruz + Livrai-nos Deus, Nosso Senhor + Dos nossos inimigos + e terminamos benzendo-nos + Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”



Esta palavra AMÉM, com que terminamos as orações é uma palavra hebraica que quer dizer: Assim é; assim aconteça; é verdadeiro o que disseste, deves confiar, acredita, assim seja.



Na Santa Missa há um momento em que devemos nos persignar, quando é enunciado o evangelho que será lido.



Vamos agora aprender a nos persignar

(Todos se ocupem em ensinar as crianças a se persignarem corretamente)...



O Sinal da Cruz mais breve, é o que usamos para benzer-nos, fazemos levando a mão direita à testa dizendo: Em Nome do Pai, prolongando o sinal até o centro do peito, dizendo , e do Filho, e depois o outro sinal do ombro esquerdo para o ombro direito, dizendo, e do Espírito Santo. Amém!”

(Chamar a atenção para a imagem que está fixada ou mostrar a imagem)



Devemos prestar atenção a um detalhe muito importante...

(Mostrar a imagem da Santíssima Trindade)

Quando fazemos o sinal da Cruz dizemos: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, invocamos sobre nós as Três Pessoas da Santíssima Trindade: que são Três Pessoas num só DEUS. Por isso usamos a palavrinha e... Não podemos separá-Los, pois o Amor que uniu o Pai e o Filho foi tão forte e tão essencial, que Se transformou na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.



Vamos agora aprender a fazer o Sinal da Cruz. Por ser este o sinal dos cristãos, você deve fazê-lo sempre e com muito respeito e amor a Deus, sem pressa e sem dizer ou fazer brincadeiras.

(Todos se ocupem em ensinar as crianças a fazerem corretamente o Sinal da Cruz)



Quando você costuma fazer o sinal da Cruz? (ouvir as respostas)

Sim! O Sinal da Cruz deve ser feito logo que acordamos, para que DEUS, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia.

Devemos também marcar a nossa fronte com o sinal da Cruz: a cada movimento, a cada passo, ao entrar ou sair de casa, ao acender as luzes, antes de comer e beber, quando nos reunimos para praticar alguma ação, ou no ato de partir para qualquer lugar, antes de começar nossas orações e após terminá-las, quando passamos em frente a Igreja, ao entrarmos na Igreja.



Vocês já observaram onde a cruz está presente? (ouvir as respostas)

A cruz está sempre presente dentro e fora das Igrejas cristãs, nas vestes do Sacerdote, nos terços, na hóstia, na bíblia, nas portas, nos altares, nas torres, quando abrimos os braços, vemos também a cruz sobre muitos túmulos dos cemitérios cristãos, também na casa de pessoas cristãs é comum vermos uma cruz na parede ou sobre um móvel.



Vamos entregar a vocês agora uma folha que aponta alguns lugares onde há presença do Sinal da Cruz. Depois vocês vão desenhar numa folha, outros lugares onde encontramos o sinal da Cruz.

3 comentários:

  1. Plac! Plac! Ótima aula! Gostei muito! Parabéns!Bj!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Cris, um encontro prontinho pra nóis rsrsrs.

    PAZ E LUZZZZZZZZZ!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá....Passando para dar um oi e dizer que tem um selinho para vc lá no meu blog, Meu 1º selinho...bj Abraços Fraternos!!!

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!